VIMIOSO.DOC- ABRIL 2023

06 Abril 2023

6 DE ABRIL - DIA INTERNACIONAL DO DESPORTO

Celebram-se, no dia 6 de abril, o “Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz”, assinalando o dia em que iniciou a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas, no ano de 1896. Com o objetivo de aumentar a consciencialização dos valores positivos do desporto foi também criado na sede do concelho de Vimioso o Águia Futebol Club, que iniciou funções há mais de 100 anos, com estatutos formalmente constituídos há mais de 50 anos. No fundo documental da Câmara Municipal, na secção de desporto, encontramos o Livro de Registo do Águia Club e Club de Vimiosense, de 1922 a 1929, que compreende: Registo dos sócios e respetivas contas correntes; Registo de Correspondência; Registo de Receitas e Despesas; Nessa mesma secção está instalada a unidade arquivística S/C-002.0001- Estatutos do Águia Futebol Club, de 1972. De salientar ainda a conta corrente de um dos sócios fundadores do Águia Futebol Club, Adolfo Norberto de Morais Carvalho Lopes, que nasceu em Vimioso, a 30 de setembro de 1900, foi um importante jornalista e escritor português e que dá nome à Biblioteca Municipal de Vimioso: Biblioteca Dr. Norberto Lopes. Indicando esta menção, pois também em abril, no dia 23, celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. O Águia Futebol Club era assinante do Jornal desportivo “O Sport de Lisboa”, como prova o documento de pagamento da assinatura semestral daquele periódico. Apesar de não apresentar data, estima-se que seja do ano de 1924, pela análise do registo das despesas desse ano.