VIMIOSO.DOC

26 Janeiro 2023

160 ANOS DO EDIFÍCIO DOS PAÇOS DO CONCELHO

No edifício dos pacos do concelho, até início do século XX, além da câmara municipal, estavam instalados também quase todos os restantes serviços públicos existentes no concelho, tais como a administração de concelho, tribunal, registo civil, cadeia e a repartição de finanças. 160 anos passaram desde o início da construção do edifício dos passos do concelho de Vimioso. A ata de 18 de janeiro de 1863 expõe as condições de arrematação da obra de construção do edifício. A ata de 19 de janeiro menciona a celebração da escritura de arrematação e contrato dessa obra, bem como a doação aos empreiteiros das pedras de cantaria do local do castelo e cemitério público.
Em 1939 foi elaborado um projeto de ampliação e remodelação do edifício dos Passos de Concelho. Esse projeto propunha resolver certas deficiências do edifício e a instalação de novos serviços. Após o incêndio que deflagrou no edifício dos Paços do Concelho, em 1951, a câmara municipal iniciou diligências para a reconstrução do edifício. O concurso para a arrematação da obra foi em 1953. A 15 de Janeiro de 1954 iniciaram as obras de reconstrução do edifício dos paços do concelho (conforme consta no processo de reconstrução dos paços do concelho 1951-1955).
No edifício dos paços do concelho, recentemente requalificado (2018-2020), estão atualmente em funcionamento serviços da câmara municipal.

PT_AMVMS.jpeg

PT_AMVMS1.jpeg