XIX FEIRA DO PÃO EM CAÇARELHOS

15 Abril 2019

Nos dias 13 e 14 de abril decorreu, no largo dos cabanais, a XIX Feira do Pão de Caçarelhos. O pão tradicional feito de forma artesanal e cozido em forno de lenha foi, uma vez mais, o mote para a realização deste evento que já é uma referência na região. O certame contou com meia centena de expositores que apresentaram o tradicional pão, folares de Páscoa, fumeiro, vinho, queijo, mel, azeite, doçaria e artesanato, entre outros produtos próprios da Páscoa.
Durante o fim-de-semana, foram aos milhares as pessoas que visitaram Caçarelhos para presenciarem e participarem nas diversas atividades que ocorreram durante o certame.
O dia de sábado foi dedicado à cultura e à música tradicional, durante a tarde decorreu o 2º encontro com a história e a literatura “À mesa com grandes autores portugueses” e à noite as pessoas que visitaram a feira divertiram-se com o 2º festival da Gaita de Fole. No domingo de ramos, o certame começou bem cedo com a emissão especial do Bom Dia Tio João no largo dos cabanais. Ao fim da manhã, a seguir à missa e bênção dos ramos, as pessoas presentes assistiram à atuação das pauliteiras de Malhadas, de homenagem às madrinhas. Após o almoço, os visitantes puderam assistir às atuações do Rancho Folclórico de Vimioso e dos pauliteiros de Palaçoulo. O momento mais aguardado do evento ocorreu com a realização das lutas de touros mirandeses, que encantaram todos os que assistiram.
A XIX feira do pão decorreu com grande sucesso, estando de parabéns os organizadores do evento; a Junta de Freguesia de Caçarelhos e a Câmara Municipal de Vimioso.