Como já vem sendo habitual no festival Sons&Ruralidades, procuramos promover a reflexão sobre a ruralidade contemporânea, não só através do debate, mas também da arte – cinema, teatro e música – e do contacto com o meio natural envolvente.
Nesta edição, a soberania alimentar foi o tema que foi levado a debate. Professores, investigadores, estudantes, técnicos, representantes de associações e empresários, debateram, em conjunto, as sérias ameaças que pairam sobre o direito à alimentação, a saúde pública, as plantações endógenas e biológicas e a biodiversidade.
Entre concertos, documentários, espectáculos de teatro-clown e oficinas instrutivas, realizou-se mais uma edição da Feira de Burros do concelho de Vimioso, dedicada aos guardiões desta espécie, em particular, da raça autóctone portuguesa do Burro de Miranda, que têm permitido a sua protecção e viabilizado a sua valorização permitindo, inclusive, a todos nós, cumprir com o dever de legar às gerações vindouras, se possível em melhores condições, aquela que é por muitos considerada como um dos elementos chave da biodiversidade do Nordeste de Portugal.
Foi um fim-de-semana de aprendizagem, de alegria e de muita diversão.
Obrigada a todos aqueles que marcaram presença no Festival!
Fotografia de Cláudia Costa - www.claudiacostafotogramas.com
Partilhar
Município de Vimioso
Praça Eduardo Coelho
5230-315 Vimioso
Telefone 273 518 120 (Chamada para a rede fixa nacional)
E-mail gi.cmv@cm-vimioso.pt
© 2015 | Todos os direitos reservados